Fale conosco, tire suas dúvidas ou solicite as informações
A CONTA MÁGICA – AUMENTO REAL PARA O TRABALHADOR
GOVERNO QUE APOIA TRABALHADOR + SINDICATO ATUANTE = AUMENTO REAL PARA O TRABALHADOR
Caros Trabalhadores, Concluímos mais uma negociação de nossa Categoria de Refeições Coletivas.
Este ano em especial conseguimos sentir os reflexos de uma melhora no cenário econômico e do cenário conjuntural, que fortaleceram as negociações, vejamos:
1 – Mudança de Governo A mudança de governo certamente ajudou a fortalecer os sindicatos em geral nas negociações, o fato de termos um governo que se preocupa com os trabalhadores, e não apenas com a classe empresarial, fortaleceu a nossa voz para lutarmos por melhores salários para a Categoria;
2 – Retomada da produção A ação em cadeia depois de um ciclo crítico de pandemia aconteceu: a produção voltou em diversos setores, aumentou a necessidade de contratação e, consequentemente, o número de refeições.
Este ciclo aqueceu o setor e fortaleceu o nosso sindicato nas negociações, nos dando mais subsídios relacionados a dados de realidade favoráveis à classe trabalhadora.
O resultado foi: 1- Um reajuste de 5,14% em nosso piso salarial;
2 – Um aumento real de 1,74% acima da inflação, o que significa: que o SINTERCAMP conseguiu proteger e aumentar o poder de compra do salário dos trabalhadores;
3 – O valor médio do nosso piso salarial ultrapassou o piso médio de outras categorias como: Alimentação, calçados, comerciários, comunicação, construção e mobiliário, extrativa, químicos, rurais, transportes e turismo.
Ficamos atrás apenas dos metalúrgicos, mas mantivemos e ampliamos os benefícios os trabalhadores*; *dados caderno de negociação do DIEESE. Nº 78 – 06/2024
Este aumento salarial foi resultado de uma ampla pressão e negociação com a entidade patronal.
Sabemos, contudo, que temos muito a avançar, podemos evoluir em diversas pautas e estamos trabalhando para isso.
Mas, o trabalhador precisa participar, entender que ter um governo favorável às pautas trabalhistas fortalece o sindicato na mesa de negociação.
Temos que pensar em UNIÃO para que TODOS os trabalhadores ganhem e recebam um salário digno.
Juntos somos mais fortes e os resultados aparecem!
Carlos Nascimento – 1º Secretário da FETERCESP e membro da Coordenação Sindical Regional do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.