anaterc-reuniao-400x229

NOTÍCIAS

Fale conosco, tire suas dúvidas ou solicite as informações

A Importância do Sindicato
 

Trabalhador em Refeições, você já pensou como seria a sua vida sem sindicato?
A assessoria de imprensa da FETERCESP preparou uma matéria para explicar como funciona, na prática, a atuação do sindicato em defesa da categoria. 
Confira!
CLT X CCT
A CLT (Consolidação das leis do Trabalho) são as leis trabalhistas do nosso país e são aplicadas para todos os trabalhadores contratados com carteira assinada.
A CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) vale para todos os empregados e empresas da Categoria e prevalece sobre a CLT.
 Ela é negociada anualmente pelos Sindicatos e sua função contratado apenas com base na CLT tem direito ao salário-mínimo do Brasil (R$ 1.302,00) e vale transporte, além de férias, 13º, FGTS, seguro-desemprego, dependendo da modalidade de contrato. 
Tudo o que você tem a mais é negociado pelo seu sindicato!
O Trabalhador em Refeições tem o piso salarial acima do salário-mínimo vigente, tem direito à Cesta Básica (ou Vale Alimentação) e Vale Refeição (ou a refeição na empresa), auxílio-creche, assistência médica, PLR, estabilidades e ausências legais, percentuais de indenização além do estabelecido em CLT (adicional noturno e horas extras de compensação) e uma série de outros direitos que só existem porque são negociados com muita luta.
“Nossos trabalhadores têm direitos específicos garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho e nos Acordos Coletivos.
 São direitos que não estão previstos na CLT, mas que são fundamentais para o nosso trabalhador.
 É uma luta enorme para manter esses direitos na CCT, outra para fiscalizar a aplicação da CCT e uma maior ainda para fazer algumas empresas cumprirem a Convenção.
 São conquistas que fomos acumulando ao longo dos anos e que só conseguimos com o envolvimento do Sindicato e o apoio do trabalhador”, explica o presidente da FETERCESP, Paulo Ritz.
Matéria completa no site
Fonte: Assessoria de Imprensa Fetercesp