anaterc-reuniao-400x229

NOTÍCIAS

Fale conosco, tire suas dúvidas ou solicite as informações

Federação Estadual de Refeições Coletivas participa de encontro nacional sobre a valorização das merendeiras escolares

No último dia 27 de setembro, a Federação Estadual de Refeições Coletivas esteve presente no encontro nacional da Categoria, intitulado “Profissionalizar para Valorizar – O Futuro da Merendeira Escolar no Brasil”, realizado no auditório da ASPLAN, em João Pessoa (PB). 
O evento foi organizado pelo SINTERC-PB, presidido por Manoel Costa, e reuniu lideranças sindicais de diversos estados.
O encontro debateu a profissionalização e a valorização das trabalhadoras da merenda escolar, fundamentais para a alimentação de milhões de estudantes brasileiros. A categoria é composta por mais de 90% de mulheres, em sua maioria acima dos 50 anos, que encontram no setor de Refeições Coletivas oportunidades que o mercado de trabalho tradicional muitas vezes não oferece.
Representando a Federação, o presidente Paulo Ritz destacou a importância da luta pela regulamentação da categoria:
“As empresas do setor precisam respeitar as nossas Convenções Coletivas. Em São Paulo, construímos um edital em conjunto, garantindo que todas as empresas prestadoras de serviço sigam a CCT. 
Mas, quando se trata de licitações municipais, ainda prevalece a lógica do menor preço, e quem perde é o trabalhador. 
Por isso estamos lutando pela regulamentação: para que todas as empresas sejam obrigadas a seguir nossas convenções, que custam mais, mas garantem mais direitos.”
Paulo Ritz também alertou para a perda gradual de benefícios conquistados ao longo dos anos devido à concorrência desleal entre convenções, especialmente em processos de licitação, reforçando a necessidade urgente de unificação e regulamentação nacional.
 Além disso, enfatizou o papel social do setor: “Nós absorvemos e protegemos essas trabalhadoras através da Convenção Coletiva, garantindo uma série de direitos e benefícios.
 A regulamentação é fundamental para assegurar que isso não se perca.”
A participação da Federação contou ainda com as presenças de Luiz Antonio (presidente do Sindirefeições São Paulo), Mário Rueda (diretor), Marcos Moraes (diretor do Sintercamp), Cícero Firmino (presidente do Sindirefeições Guarulhos), Duílio Ferreira (diretor do Sindirefeições Cotia) e Maria de Lurdes (presidente do Sintenutri).
Este foi o primeiro encontro nacional realizado na Paraíba, mas novos encontros já estão programados em diferentes estados. 
O próximo acontecerá em 10 de outubro, sob organização da própria FETERCESP, fortalecendo a mobilização em defesa da regulamentação e da valorização das merendeiras escolares em todo o Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fetercesp